terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fatos e boatos sobre a Índia

Quando decidi que viria à Índia fui bombardeada por opiniões de amigos e familiares. Me disseram que eu era louca de ir pois o país era extramamente perigoso, sem higiene, com muita pobreza, que eu poderia pegar doenças e mais um infinidade de pontos negativos que eu já nem me lembro mais.

É justamente por isso que eu amo viajar! Nada como ir, sentir, ver, enxergar e experimentar. E depois de ter todas essas experiências, aí sim, poder criar opiniões e ter um ponto de vista.

Antes de embarcar, eu me informei, li guias de viagem, vi fotos, assisti a documentários. Me sentia preparada para enfrentar seja lá o que me aguardava nesta terra tão exótica. Mas eu não queria simplesmente os dados, saber a história do país ou conhecer as religiões. Não aguentava mais clichês! Eu queria relatos mais pessoais, saber a opinião de quem já havia vivido por aqui, saber os pontos positivos e negativos, saber como ser uma mulher ocidental em Mumbai.

Por isso, resolvi escrever um pouco sobre alguns fatos e boatos daqui da Índia. Pra ajudar os futuros viajantes e informar os curiosos pelas diferenças culturais! =)

Eis alguns comentários que eu ouvi antes de vir e já comprovei se são ou não verdade:

1 – Indianos comem com as mãos

Sim, comem. Aliás, com A mão direita. A esquerda é considerada “impura”, pois é reservada apenas para a higiene pessoal. Mas depende também muito do ambiente em que eles se encontram. Quando estou na empresa com meus amigos indianos ou vamos a algum restaurante ocidental, por exemplo, eles usam garfo e faca.

2 - O trânsito é um caos

Depende muito da cidadade, do bairro e do horário. Mas geralmente é sim rs! Em Mumbai nos horários de pico tem muito congestionamento, assim como em São Paulo também tem. A diferença é que por aqui, além dos moto boys, ônibus e carros, também há rikshaws, ciclistas, vacas (!), pedestres (!!!)...

3 - A Índia é um país perigoso

Boato! Apesar do país ter uma diferença social gritante, não me sinto ameaçada ao andar na rua (não importa o horário), ao contrário de como me sentia no Brasil. Sim, a possibilidade de um(a) estrangeiro(a) chamar a atenção é muito grande. Possivelmente os indianos vão te olhar, te cumprimentar, sorrir, perguntar seu nome, pedir pra tirar foto e até tentar tirar uma vantagenzinha cobrando a mais pela mercadoria ou fazendo caminhos mais longos com o taxi ou o rickshaw. Mas você não sente medo de ser assaltada. Indianos são muito pacíficos. É lógico que, independente do país, não pode bobear. Por isto, fique sempre atento!

4 - A comida é apimentada

Fato! A comida é cheia de especiarias: açafrão, curry, cominho, masala, pimentas. Eu amo! Mas se você está com receio do tempero ser “too much”, não custa nada pedir para prepararem com menos pimenta.

5 - Tome cuidado com a água

Fato! É comum quando você vai a um restaurante na Índia o garçom te servir água como cortesia da casa. O problema é que você não sabe da onde ela veio. O ideal é comprar sempre água mineral. Não se preocupe com o preço, água é muito barata aqui (uma garrafa de 1 litro custa cerca de 15 rúpias, o equivalente a 0,50 centavos de real).

6 - Mulheres têm que andar cobertas


Boato! Mas é claro que mais uma vez vale ressaltar que não pode bobear. Você encontrará mulheres de burca, saris e lenços. No enanto, também encontrará mulheres (na maioria das vezes, mais jovens e moderninhas) vestindo calça jeans, saias e shorts. Se eu estou sozinha procuro usar roupas mais fechadas: uma camisa social e uma leggin ou um jeans e uma blusinha (desde que não seja decotada, lógico). Mas nas baladas (sim, na Índia existem baladas, ótimas por sinal!!) você pode ir de mini-saia, vestido, shortinho, decote. É só ter noção de quando e onde poder usar uma roupa que vai mostrar um pouco mais do seu corpo.

7 - Indianos não comem carne

Você realmente encontrará muitas pessoas vegetarianas. Inclusive, vegetariano aqui não deixa apenas de comer carne, também não consome ovos, por exemplo. Aliás, todos os produtos na Índia são obrigados a ter uma etiqueta informando se é vegetariano (bolinha verde) ou não vegetariano (bolinha vermelha). A carne de vaca é proibida na Índia, pois este animal é considerado sagrado. Mas você ainda pode comer frango, cordeiro, búfalo, peixe e frutos do mar.

8 - Você vai ficar sem cortar o cabelo, depilar, fazer a unha...

Mulheres, a Índia é um paraíso para a vaidade rsrs! Não se preocupem, aqui também tem cabeleireira, manicure, pedicure. Você vai ao salão e tira a sua sobrancelha com linha por apenas 20 rúpias (cerca de 0,35 centavos do real). As massagens também são super acessíveis (cerca de 15 reais). Fora a variedade de pulseiras, brincos, colares, tecidos, lenços...

Caso você queira saber de mais algum ponto que eu não tenha abordado aqui, apenas deixe um comentário que eu te respondo, ok?

Lembrando que essas verdades não são universais. São apenas os pontos de vista de uma estudante de jornalismo brasileira interessada em conhecer o mundo e em aprender com as diferenças culturais...

2 comentários:

  1. Genial, Bia, tenho aprendido muito com seus posts!!! Morro de saudades e como sempre, te desejo tudo de melhor, amanhã estarei com a Jay e com certeza comentarei com ela tudo que tenho visto e lido por aqui, saudades imensas !!!! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Legal Bia!! Gostei dos fatos e boatos! Ah! Preciso ir apreciar a comida apimentada! Amoooo!
    Beijo grande! Sucesso!

    ResponderExcluir